Não mata, não engorda e não faz mal

Fernanda Lassi

 Alguém sabe o resultado da fusão de muito calor, muita música e muita folia?! CARNAVAL! Hora de se jogar, de ser feliz e aproveitar! Mas o que pouca gente sabe é que a festa mais popular do país pode ser uma ótima oportunidade para afinar a silhueta e perder aqueles quilinhos indesejáveis.  

 Pular carnaval além de fazer bem à saúde emagrece. Nutricionistas acreditam que é possível perder de 5 mil a 10 mil calorias por dia de folia, mas o gasto energético varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como idade, sexo, preparação física e intensidade das atividades. Sambar na Avenida, por exemplo, consome em média 400 calorias por hora, já seguir um bloco tem um consumo médio de 500 calorias por hora e pular micareta consome em média 900 calorias por hora. 

 Para aguentar firme os quatro dias de atividades físicas intensas e as altas temperaturas de algumas regiões do país é preciso ficar de olho na alimentação e na hidratação. É importante consumir alimentos leves e de alto valor nutricional, como frutas, verduras, legumes frescos, pães e massas. Para hidratar, desintoxicar e refrescar, muita água, água de coco, sucos naturais e bebidas isotônicas. E para os foliões que adoram “passar da conta”, fica um alerta! O álcool causa ressaca e desidratação. Seu consumo em excesso aumenta a embriaguez e a quantidade de calorias ingeridas, ou seja, faz mal à saúde e engorda! Portanto, a palavra chave para passar o carnaval numa boa e fechar com saldo positivo é moderação. E viva a alegria! Viva o carnaval!